Mais Projetos

Assim se faz um conto

O trabalho de uma professora transformou a vida de 31 crianças da comunidade do Alto da Foice, no Recife. Fabiana Barboza apostou na transformação pela literatura e pela arte, levando os alunos à observação atenta do mundo. Através dos livros e das diversas formas de comunicação e expressão humana, as crianças aprenderam a ouvir, questionar, escrever e ler o mundo, adquirindo confiança e postura crítica. O resultado: dois livros publicados e um CD com leitura interpretada, onde as crianças passam de escritoras a contadoras das próprias histórias.
Em 2013, os alunos lançaram o projeto: “Sem Pé Nem Cabeça”, onde se aprofundaram na narrativa, criada coletivamente, contando as aventuras de cinco crianças de uma vila.
O projeto começou a ser colocado em prática com a ideia de implantar métodos diferenciados após a percepção de que os alunos chegaram ao terceiro ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizadas de fato. “Sabiam juntar as letras, mas não entendiam o que liam ou escreviam e eram dispersos”, lembra a professora.

Nossa parte
A equipe da Miraimidia acompanhou a turma desde o início de 2013, quando as aulas, os passeios, as rodas de leitura e as contações ganharam registro e começaram a tomar forma do documentário “Assim se Faz Um Conto”. O vídeo mostra o passo a passo do projeto, depoimentos das crianças, dos pais, de educadores e de contadores de histórias que tiveram contato e participação no processo. Além disso, o prórprio livro foi produzido por nossa equipe de designers e ilustradores. tal.